terça-feira, 30 de outubro de 2012

A equipe carioca Canto do Rio confirma presença na Talents Cup.




No dia 14 de novembro de 1913, quatro garotos com entre dez e onze anos de idade se reuniram em Niterói, e fundaram o Canto do Rio Foot-Ball Club, entidade focada no futebol infantil. Seu primeiro presidente foi Hugo Mariz de Figueiredo.
O "Cantusca", como era popularmente chamado, logo se tornou o time mais popular de Niterói, onde disputava o campeonato municipal. Nos tempos áureos do futebol niteroiense, o clube realizava o chamado Clássico da Zona Sul com o Fluminense A.C., com quem formava, nas décadas de 1920 a 1950, o "Grupo dos Seis", junto com os extintos Ypiranga F.C., Niteroiense F.C., Byron F.C. e Barreto F.C. (estes últimos realizavam o Clássico da Zona Norte).
O Canto do Rio conseguiu se manter disputando o Campeonato Carioca (muito mais rentável e com muito mais cobertura jornalística do que o Campeonato Fluminense) até 1964, quando uma confusão em um jogo contra o Fluminense que resultou em briga generalizada entre os jogadores e invasão de campo no Estádio Caio Martins resultou na expulsão definitiva do clube alviceleste do futebol carioca.

O Canto do Rio abandonaria o profissionalismo até a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Na década de 1980, o clube voltou a tornar-se profissional e, desde então, vem alternando participações em divisões inferiores do futebol com pedidos de licença.
Em 2007, o clube voltou a disputar a Terceira Divisão Estadual, repetindo o procedimento em 2008. Há planos da diretoria de que o clube mantenha-se definitivamente no futebol profissional.
Não há um levantamento concreto sobre o total de títulos conquistados pelo clube nos mais diversos esportes. O Cantusca dispõe de uma sala com um bom número de troféus, mas os mesmos não estão catalogados. É necessário fazer um levantamento nos boletins do clube para se descobrir a relação completa.
No futebol, é importante ressaltar que, a partir de 1941, quando o clube se profissionalizou e ingressou no Campeonato Carioca, o clube deixou equipes secundárias/amadoras nas disputas da Federação Fluminense de Desportos. A título de informação, essas conquistas de equipes secundárias estão listadas separadamente.
Em 2010, retornou à disputa da Terceira Divisão de Profissionais do estado do Rio de Janeiro.
A equipe carioca ira disputar o torneio nas categorias sub7 e sub9,e vira com força total em busca do titulo inédito da "Talents Cup".